top of page

O Poder do Employer Branding: Como Construir uma Marca Atrativa para Talentos

  • COPE
  • 28 de mar. de 2024
  • 5 min de leitura

Employer Branding nada mais é do que a reputação e imagem da empresa como empregadora. É diferente, por exemplo, da reputação da marca entre os clientes. Vamos entender mais sobre esse conceito que está tão em alta?


Essa "marca do empregador" abrange a missão, os valores, a cultura de uma organização e os benefícios que ela oferece aos seus funcionários, afinal essa reputação depende diretamente do nível de satisfação geral dos colaboradores.


Não há dúvidas da importância de ter uma marca forte tanto externamente, quanto internamente. Quer descobrir como você também pode fortalecer a sua marca entre seus funcionários? Confira o texto a seguir!


De onde surgiu o conceito de Employer Branding?

Ao longo das últimas décadas, à medida que os millennials se juntaram ao mercado de trabalho, as marcas evoluíram ainda mais para deixar clara a sua posição para além dos produtos que fornecem.


As pessoas passaram a valorizar a história da marca; o que ela representa; sua missão e valores; seu posicionamento e o grau de responsabilidade que assume com o ambiente e a comunidade, especialmente as que têm um impacto significativo como o setor energético, químicos e de alimentos.


Isso nunca foi tão valorizado quanto nos tempos atuais!


Uma pesquisa do Gympass, feita em 2022, mostrou que 83% dos funcionários valorizam bem-estar tanto quanto o salário, ou seja, com o passar do anos e a entrada de novas gerações no mercado de trabalho, as percepções de equilíbrio entre vida pessoal e profissional ficam cada vez mais claras, e a resposta das empresas a essas exigências podem transformar seus funcionários em verdadeiros fãs do seu negócio.


E quais são as vantagens disso para uma empresa?


Vantagens de investir no Employer Branding

Ok, ter funcionários fãs da sua marca parece realmente muito bom. Mas quais são as vantagens tangíveis que fazem uma empresa investir no Employer Branding?


Atrair os melhores talentos

Em tempos de escassez de pessoas qualificadas e de guerra por talentos para atrair pessoas é um grande desafio.


A partir do momento em que esse perfil de profissional tem interesse pela sua marca, a partir da maneira positiva como seus funcionários falam sobre ela, esse processo fica muito mais simples.


Aumentar a retenção

As pessoas que permanecem por um longo prazo em uma empresa têm várias vantagens. Além dos custos, o trabalho contínuo e o acompanhamento são bastante qualitativos do que diversas mudanças que necessitam de períodos de integração e treinamento.


Maior engajamento e produtividade

Os funcionários ficam mais engajados quando a reputação da empresa é positiva. Isso leva a mais produtividade!


Boca a boca positivo

Como dissemos, funcionários satisfeitos podem se tornar verdadeiros embaixadores da marca, atraindo novos talentos e divulgando sua empresa de maneira positiva.


Vantagem competitiva

Empresas com uma forte marca empregadora podem superar os concorrentes no mercado de talentos. Já pensou sobre isso?


Gestão de riscos

Avaliações negativas ou boca a boca ruim sobre a marca empregadora podem ser prejudiciais à reputação geral da empresa e de seus produtos ou serviços, gerando consequências para seu processo de recrutamento e seleção.

 

A marca do empregador desempenha um papel vital na forma como uma empresa é percebida pelos seus funcionários existentes ou potenciais e por outros, até mesmo pelos clientes.


Investir num forte employer branding trará benefícios significativos, tanto em termos de aquisição de talentos como de desempenho geral da empresa.


Como construir um Employer Branding forte?

Construir uma marca empregadora forte é um processo estratégico que requer comprometimento e esforço consistente.


Significa estar presente nas redes sociais, onde talentos e candidatos buscam informações, avaliações de empresas e potenciais futuros colegas.


Os candidatos potenciais querem encontrar nas suas comunicações:

  • Seu posicionamento sobre diversidade, equidade e inclusão (DEI)

  • Suas oportunidades de crescimento

  • Informações sobre benefícios e salários

  • Opções de trabalho remoto ou híbrido

  • Ambiente de trabalho

  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

  • Sustentabilidade e seu compromisso com o meio-ambiente.


Quanto mais você falar sobre isso, mais atrativo se tornará para novos talentos e mais os seus funcionários vão gostar de falar sobre sua empresa e a maneira como se posicionam.


Além disso, você também pode investir em conteúdos sobre histórias de sucesso dos funcionários da empresa e, claro, fazer a divulgação adequada das suas vagas, com a descrição mais completa possível.


Uma dica aqui é: quando os próprios funcionários compartilham anúncios de emprego, é mais provável que sejam vistos e notados. “Employer Advocacy” é a parte da marca do empregador em que os funcionários reais estão envolvidos em atividades de mídia social que beneficiam a empresa.


É importante estar em constante comunicação e estar acessível, além de reconhecer suas vantagens e ser honesto e transparente sobre elas. Lembre-se: os melhores defensores são sempre os funcionários genuinamente satisfeitos com a sua empresa.


Como medir os resultados de uma estratégia de Employer Branding?

Agora que você já sabe como construir uma estratégia de employer branding, você já pode começar a pensar sobre como medir os resultados dessa estratégia. E essa análise pode ser bem simples, vamos lá!


Métricas de aquisição de talentos:

  • Tempo para contratação: Uma marca empregadora forte preencherá as vagas mais rapidamente

  • Custo por contratação: Uma boa marca traz mais candidatos diretos

  • Qualidade da contratação: Avalie o desempenho, a taxa de retenção e a adequação cultural dos novos contratados


Engajamento e satisfação dos funcionários:

  • Net Promoter Score (NPS): Assim como existe o NPS para clientes, você pode aplicar uma metodologia parecida entre os funcionários, perguntando qual a probabilidade de eles recomendarem a empresa como um local para trabalhar

  • Taxa de retenção: Uma marca empregadora forte aumentará a lealdade e diminuirá a rotatividade

  • Pesquisas com funcionários: Pesquisas para avaliar a percepção dos funcionários sobre a empresa e a reputação


Experiência do candidato:

  • Taxas de desistência de candidatos: Monitore em que estágios os candidatos desistem do processo de recrutamento

  • Pesquisas com candidatos: As pesquisas pós-entrevista fornecem insights sobre a experiência do candidato durante o processo


Métricas de engajamento

  • Rastreie o envolvimento como curtidas, compartilhamentos e comentários em seus conteúdos nas redes sociais

  • Monitore o tráfego do site para páginas relacionadas à carreira


Taxa de aceitação da oferta

Qual porcentagem de candidatos aceita suas ofertas de emprego


Feedback de integração

Novos funcionários podem fornecer feedback e novas perspectivas antes e depois de ingressar


Great Place To Work

Verifique o reconhecimento externo em entidades de classificação como o selo GPTW.


Considerando essas métricas você pode adaptar sua estratégia de Employer Branding quando necessário.


Os candidatos provavelmente tomarão uma decisão sobre trabalhar ou não em uma empresa antes mesmo de falar com um recrutador, por isso você deve valorizar e investir nessa estratégia.


A parte mais importante do crescimento de uma empresa é o capital humano, e investir na sua marca empregadora pode ajudar a reduzir a rotatividade dos melhores talentos, bem como diminuir o custo por contratação, ou seja, pode ser fundamental para o sucesso geral da sua organização.

 
 
 

Comments


(11) 2362-1988

©2021 por COPE - Todos Direitos Reservados.

bottom of page